Renda Extra

sexta-feira, 19 de março de 2010

10 Erros Que Nunca Deve Cometer Antes de Lançar um Site / Loja virtual no ar

Hoje em dia um dos melhores investimentos é na área da web, isto já não é segredo para ninguém.
Toda pessoa empreendedora sabe das vantagens de ter seu próprio negócio na web, porém infelizmente é muito comum ver que ainda há muita gente a lançar-se de cabeça no seu site/loja virtual, sem primeiro estudar devidamente o que deve e não deve fazer.
Por desconhecimento ou por preguiça. Muitos empreendedores dispensam o essencial e concentram-se apenas em lançar o seu site com uma bela aparência esquecendo do conteúdo e do seu objetivo.
Fazer uma análise do mercado online e do seu contexto são determinantes no sucesso ou insucesso de cada projeto.
Assim, torna-se cada vez mais imprescindível seguir alguns passos e analisar cuidadosamente os termos de lançamento do projeto, não cometendo os seguintes erros que podem comprometer o sucesso do projeto :

1 – Não Analisar o Mercado

       Primeiramente antes de qualquer coisa o empreendedor deve proceder a uma análise do mercado que vai atuar. Esta análise vai lhe permitir ter o conhecimento mínimo sobre o nicho de atuação, a dimensão desse mercado, etc. Estes são dados importantes e que você deve conhecer.

2 – Não Analisar a Concorrência

      Entrar num mercado sem estudar e analisar a concorrência é outro erro grave!
Obviamente que este erro, tal como os restantes têm impacto no desempenho do seu projeto.
É importante estudar seu concorrente, ver que técnicas eles estão usando para obter maior visibilidade e mais visitas para o seu site. Assim fica mais fácil você obter resultados.

3 – Não Analisar a Procura

       Ao pensar em lançar-se em um determinado nicho, é muito importante analisar a existência ou não de procura nesse nicho.
Uma boa dica é ver se no seu círculo de amigos ou conhecidos, existe muita gente interessada nesse mercado, mas isso poderá não ser suficiente para ser bem sucedido online. Para tal, deve efetuar também uma análise da procura, isto é, ver se existem muitas pessoas à procura de informação/produtos/serviços relacionados com o nicho na qual quer atuar.
Você pode até ter um produto espetacular. Se ninguém andar à procura desse tipo de produtos (ou relacionados), dificilmente irá conseguir vendê-lo com sucesso. O mesmo se aplica para informação ou serviços.

4 – Não Combinar a Procura com a Concorrência

      Na posse da informação sobre a concorrência e sobre a procura, a combinação dos dois fatores irá dar-lhe uma idéia mais concreta e mais aproximada da forma como poderá penetrar nesse nicho e dominá-lo.

5 – Não Analisar seu Público e Seus Hábitos de Consumo

      O passo seguinte é olhar para o público alvo desse nicho e tentar perceber os seus hábitos de consumo, ou, pelo menos, conseguir perceber como se caracteriza o público ao qual quer atingir. Se está a falar com jovens, adultos, grupos de pessoas, mulheres, etc..., com base nisso, construir o seu projeto e estratégia de comunicação devidamente dirigida.

6 – Não Estudar o Potencial de Monetização

      Agora que conhece o mercado e o público, não deve deixar de analisar o potencial de monetização. Isto é, a capacidade existente de ganhar dinheiro neste nicho.
Seja através de publicidade, de programas de afiliados, produtos/serviços próprios, etc, é necessário estudar a possibilidade de se ganhar dinheiro nesse mecado.
Para esse efeito, deverá ver que ofertas já existem no mercado e a sua performance. Exemplos: Google Adwords, Programas de Afiliados, outras empresas ou entidades e comercializarem produtos/serviços semelhantes, etc.

7 – Não Escolher um Domínio Apropriado

      A escolha de um bom domínio é importante, na medida em que, ajuda a construir uma primeira imagem sobre o site/Loja e sobre o que este trata. O domínio deve ter uma relação com o conteúdo a ser abordado. È sempre aconselhável que o domínio represente parcial ou totalmente o conteúdo do site/loja.

8 – Não Publicar Conteúdos Orientados Para Seu Público

     A publicação de conteúdos sem qualquer relação com o público em questão ou que não representam o que você se propõe disponibilizar aos seus visitantes pode causar grandes desilusões aos visitantes ao ponto de não voltarem e não o recomendarem a quem conhecem, causando assim, um efeito negativo, que facilmente pode espalhar pela rede e causar-lhe muitos prejuízos.
Seja cumpridor do que promete, publique conteúdos de qualidade e que acrescente valor a quem procura esse tipo de conteúdos.

9 – Não Dar ao seu Público Exatamente Aquilo que Procuram

      Além do ponto anterior, não ter a capacidade de identificar e disponibilizar exatamente o que as pessoas procuram no nicho em causa, é um erro comum e que faz com que o retorno não seja o esperado.
Neste caso as pessoas que chegam até ao seu site/loja , depois de perceberem que não é bem o que procuram, aumenta a taxa de abandono, e o seu retorno é menor. Por isso, quanto melhor conseguir identificar as necessidades do nicho de mercado que quer atuar melhor será o desempenho.


10 – Não Apostar Numa Divulgação Estruturada

        Após todas as etapas anteriores concluídas, deve analisar, selecionar e preparar as melhores formas de divulgação do seu projeto, considerando para esse efeito, as várias opções ao seu dispor. Entre elas, deve considerar uma opção que é muito acessível e tem um retorno direcionado, a publicidade em blogs, fóruns e sites da especialidade. Não anuncie em sites genéricos quando procura um público específico. Até pode ter muitas visitas, mas não será tráfego de qualidade/direcionado para o seu conteúdo.


Na minha opinião você, caro empreendedor deve considerar investir algum tempo em eliminar estes erros comuns, dando assim uma enorme diferença no desempenho e retorno do seu site / loja virtual
Espero que esta matéria tenha os ajudado na elaboração do seu site/loja
Forte abraço, e Sucesso !


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